O abraço de D. Ivone

Faz parte do ofício de psicanalistas e antropólogos observar a relação entre o público e seus ídolos. Elas podem ocorrer de várias formas, desde a histeria até a saudável convivência. Sempre achei meio esquisitas as relações doentias em que alguns regem sua vida de acordo com seu astro-referência. Aqueles que não perdem um show, sabem todos seus passos, que fazem verdadeiras loucuras para estar ao lado deles. Nunca me senti à vontade neste papel.

Mas com D. Ivone Lara é diferente…

Em recente show em homenagem à artista, aqui em Brasilia, me vi como aqueles que acabei de criticar. Não sosseguei enquanto não cheguei perto da grande dama, fato consumado graças à brava Mariana Ribeiro, que entende dessas coisas. Abraçar D. Ivone não é o abraço normal do registro fotográfico. Não é o abraço na celebridade que o faz experimentar a ilusão de proximidade do artista. Abraçá-la significa envolver-se no ser humano de pureza no sorriso e brilho no olhar. É aconchegar-se na experiência e humildade. É também poder se ver um pouco ali abraçado a teu pai ou tua mãe. É pegar um pouquinho do axé infindável, bebendo na fonte do samba autêntico, sem estrelismos, sem holofotes.

É celebrar como a vida é boa quando ela é simples, quando basta um sorriso e boa vontade. É perceber que somos muito poucos perto do que nossa passagem aqui oferece. É rir, chorar, rir de novo e pensar … Saí daquele abraço fortificado, certamente bem melhor. E reforcei a minha velha crença de que o que vale mesmo é o abraço e o carinho. E, perdoem-me os outros ritmos, que também admiro muito, mas afeto e camaradagem são propriedades peculiares ao samba, minha eterna trilha sonora.

Salve Ivone e todos os seres de luz…

4 Respostas to “O abraço de D. Ivone”

  1. Rodrigo Says:

    Linda, ela!

    Também experimentei o afago a D. Ivone Lara.
    Me emocionei aos montes!

    E fiquei arrepiado com o texto do rodopiante Rosa, que define muitíssimo bem o sentimento e a sensação de estar ao lado da senhora de inesquecível ‘sorriso negro’.

    D. Ivone é uma lenda viva; de espírito encarnado, porém elevado.

    Amigo Rosa, esteja certo de que o samba é nossa nobreza.

  2. Erica Says:

    Lindo este post, meu querido amigo!
    Como queria ter estado neste show e dado este abraço delicioso na D. Ivone. Com certeza, ela emana uma super energia.

    Obrigada por compartilhar seu momento com a gente, querido. Fiquei emocionada e afagada só de ler.

  3. Fernando Rodrigues Says:

    parabéns pelo post!
    senti a emoção daqui qdo escreveu o sentimento forte pela D.Ivone.
    admirador dos seus textos.
    grande abraço.

  4. Ida Says:

    Emocionei.
    Me dá um abraço?

Deixe um comentário

